sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Acolhida dos Pequenos (Semana de Adaptação)

Acolher bem o aluno é sempre muito importante, principalmente no início do ano letivo. Mesmo que a criança esteja na mesma escola, com os mesmos amigos, existe uma ansiedade muito grande, é nesse sentido que devemos trabalhar de forma prazerosa esse novo encontro, pois só assim a criança se sentirá acolhida e segura com a nova professora.
Confiança é uma palavra importantíssima quando se trata de iniciar uma nova relação e é importante o professor ter consciência disso e proporcionar ao aluno um ambiente seguro e acolhedor.
Vão algumas dicas para conduzir bem esse momento:
- Levar os alunos para conhecerem as dependências da escola, quem trabalha, seus nomes e funções.
- O nome dos amiguinhos e da professora deve ficar bem registrado para as crianças.
- Apresentar a sala de aula, os materiais, livros, pastas, brinquedos para assim criar um interesse em relação à classe.
- Atividades bem atrativas e diferentes também são muito importantes nas primeiras semanas. (história com fantoches, caça tesouro, chapéus divertidos, muita música, brincadeiras)
- Recebê-las em espaços diferentes também é muito importante, assim ela vai se familiarizando com todos os espaços da escola. (se for possível)
- A decoração também é muito importante, peça ajuda da turma para fazer a decoração, assim despertarão sentimento de pertença pelo novo ambiente que é a sala de aula।



Fonte: Revista Professoras de Educação Infantil - 2005

PS: Mais atividades para Semana de Adaptação: CLIQUE AQUI

2 comentários:

Daniel Giandoso disse...

Olá Sandra!
Sou professor de Hitória e estou procurando blogs de professores para troca experiências. Parabéns pelo seu blog.
Se puder, dê uma passada pelo meu.
www.carbonocatorze.blogspot.com
prof. Daniel

Unknown disse...

oi Sandra começei a trabalhar em educação infantil este ano e estou desesperada pois não tenhoexperiencia
estou adorando o site e se puder me ajudar com os projetos agradeçerei mirosendo25@hotmail.com obrigada

Pesquise