quinta-feira, 13 de março de 2008

O corpo - meu corpo


Esquema Corporal



Trabalhar o esquema corporal é fundamental para o desenvolvimento da criança. Ela passa por diferentes estágios até chegar a fase do corpo representado.



É de suma importância que a criança se perceba e descubra que seu corpo pode ser representado de diferentes formas.



Vai algumas atividades para que você possa desenvolver em sala de aula:




  • Vamos desenhar o amigo? - Em um kraft pedir para a criança desenhar o amiguinho e vice-versa. Depois que ambos tiverem desenhado o contorno do corpo, pedir que terminem o desenho. Perguntar para as crianças, o que falta para terminar o desenho? Fazer olhos, boca, nariz, colocar roupa, colocar cabelo (qual a cor do cabelo?) etc.

  • Recortar a figura de uma cabeça e colar em uma folha, pedir para as crianças terminarem o desenho. Perguntar o que falta?

  • Recortar a metade de um rosto e colar em uma folha, eles terão que completar o rosto.

  • Desenhar um boneco. Dizer que aquele boneco é a criança, pedir que a criança desenhe o que falta no rosto do boneco. Olho, boca, nariz... Depois vc pode recortar o boneco e fazer um quebra cabeça. As crianças terão que montar o quebra cabeça e colar na folha.
Beijos mil
Sand Catarina

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá...Estava olhando seu site...que legal,parabéns é lindo!Bom também tenho meu espaço pois também sou professora de ducação infantil...assim podemos trocar experiências...

http://marianaschroeder.spaces.live.com/

é o espece do msn...beijos mariana

Anônimo disse...

Tenho uma filha com 6 anos
Adorei o seu blog
Te convido para conhecer os meus
Deixo os dois endereços

Anônimo disse...

Te deixo tb o endereço de meu outro blog
Será uma honra te receber

Anônimo disse...

Oi, o seu blog é maravilhoso,estava vendo os arquivos e a mensagem do dia 20/01/08 você diz ter material para educação infantil, gostaria de ter acesso tambem, meu e-mail é vanessaregina.pedagogia@gmail.com.
Desde já agradeço

Vanessa

solange disse...

olá.. Sandra vim visitá-la.
Bjos

erses disse...

ola , este não é bem um comentário seria um pedido de ajuda . eu sou professora eventual em MAIRIPORÃ - SP, e vou começar lecionar no dia 12/05/08, para um Jardim I. gostaria que me dessem idéia do que trabalhar com as crianças nesta primeira semana de aula pois estou perdidinha, pois sempre lecionei para o ensino fundamental . Gostaria da sua ajuda pois encontrei seu link e acheie maravilhoso . beijos priscila 06/05/08.

Anônimo disse...

Boa noite Sand gostei muito do sei blog parabéns, sou monitora do Programa Mais Educação de Letramento. Gostaria de sugestôes na area se você tiver ,beijo.

Pesquise