sexta-feira, 16 de maio de 2008

Identidade


Trabalhar Identidade


Faixa etária: 4-5 anos


É muito importante trabalhar com as crianças a questão da identidade, ter conhecimento de si, é fundamental para um desenvolvimento pleno.

Mas, para isso é necessário atividades que despertem nas crianças o interesse pelo tema.


1º - Qual a origem do meu nome?

Uma pesquisa com os pais é importante pois assim as crianças poderão saber o porquê do João, da Maria, do Gustavo etc.


2º - Meu registro de nascimento.

Os pais podem enviar uma cópia do registro das crianças, assim elas poderão verificar no registro o dia em que nasceram, a cidade em que nasceram, o nome completo, o nome de seus pais, o nome de seus avós paternos e maternos e é claro a importância de se ter um documento.

Com isso pode se fazer um gráfico para verificar quantas crianças nasceram em determinada cidade, quantas nasceram em outras cidades, ou se todas nasceram na mesma cidade, pode se trabalhar o gráfico dos meses, quem nasceu em janeiro, quem nasceu em fevereiro etc.


3º - Quando eu nasci eu era assim, agora eu sou assim!

Pedir fotos das crianças quando eram pequenas e uma foto atual, assim elas poderão verificar o que mudou. O professor pode ver com os pais, quanto de cm a criança tinha quando ela nasceu e propor as crianças uma nova medição para verificar quanto de cm eles têm no momento.


4º - O que eu mais gosto é...

Fazer uma pesquisa com as crianças de suas preferências.


5º - O que eu não gosto...

Novamente levantar aquilo que elas não gostam.


6º - Desenho em tamanho real.

Desenhar as crianças em um enorme Kraft, pedir que verifiquem qual a cor dos cabelos, a cor dos olhos, será que eu tenho alguma marquinha de nascença etc. Assim elas iram registrar no kraft todos os questionamentos.


7º - Colagem

Pedir que façam uma colagem de quantos anos eles têm. Trabalhar contagem e correspondência termo a termo.


Isso são algumas das coisas que poderão ser feitas com as crianças.

Vamos lá então...

Mãos a obra...

O que você está esperando!!!


Beijos Mil


Tia Sand Catarina

Um comentário:

Diniz Atelier disse...

Oieeeeeeeee tudo na paz? Passei pra te visitar e te convidar pra um café da manhã no meu blog terça, 20/05 ok? Conto com a sua presença. Vc é muito especial. Beijos docinhos pra vc e uma abençoada semana em nome do Senhor nosso Deus.

Pesquise