O dia dos pais se aproxima e é com muita alegria que esperamos essa data preparando diversas
atividades e lembranças que tanto para nós como para os nossos alunos é de suma importância.
Essa data, assim como o dia das Mães, nasceu para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
"Conta a história que em 1909, em Washington, EUA, Sonora Louise Smart Dodd, filha do vetereno da guerra civil, john Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o dia dos Pais. Ela queria homenagear seu pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinhos. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd. Já adulta Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializado pelo presidente Richard Nixon em 1972). No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.Sua data foi alterada para o 2º domingo de Agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e europeia."
Diria que é muito importante explorar essa data juntamente com as crianças, mesmo sabendo que muitos de nossos alunos não têm seus pais presentes, ou não se encontram em uma família tradicional. A figura paterna pode ser vista no avó, na avó, na própria mãe, no padrasto, independe, o mais importante é a criança se sentir acolhida e amada por aqueles que a cercam.
Vai algumas dicas de como explorar essa data:
Disponibilizar a semana que antecede a data para trabalhar o tema com as crianças;
Para cada dia, o professor pode confeccionar com as crianças uma lembrança;
Pode ser montado um painel bem bonito na sala, com fotos das crianças com seus pais, ou quem as crianças gostariam que estivesse nesse painel;
O professor pode agendar um dia para a visita dos pais à escola, para que eles falem um pouco deles, o que fazem, o que mais gostam de fazer com seus filhos etc;
Nesta semana, o professor pode propor as crianças que tragam algo de seus pais e socializem com seus amigos;
No último dia pode ser feito um café da tarde para todos os pais, um passeio em um zoológico, ou um picnic, ou até mesmo um cineminha, são dicas legais e baratas para serem feitas com os pais.
Essas são algumas dicas para serem feitas para o dia dos pais, mas, lembrando que o professor tem o papel de trazer para a criança o sentido do acolhimento, do amor, da alegria do mesmo com seu pai ou com alguém o qual a criança tem como figura paterna e ao mesmo tempo sentir essa reciprocidade.
Sempre lembrando que o maior tempero nessas comemorações é o respeito à diversidade e a cultura de cada um.
Beijos mil e bom trabalho
Sand Catarina
Um comentário:
Olá!
Mto bom o histórico sobre a comemoração do dia dos pais. Gostei mto!
Me visite!!! http://papodeprofessora.blogspot.com/
Postar um comentário