domingo, 22 de fevereiro de 2009

Educação e Sexualidade

Olá Pessoal, td bem?

Gostaria de falar sobre um assunto muito delicado para nós educadores, Educação e Sexualidade.

Estive lendo alguns textos e achei pertinente tocar no assunto aqui no EduCRIANÇA.

Muitos professores têm muita dificuldade de tratar do assunto em sala de aula, muitos por medo e receio, outros por vergonha e outros preferem deixar batido.

Confesso que essa não é a melhor maneira de se enfrentar a situação.

As crianças a cada dia fazem descobertas em suas vidas e a sexualidade é uma delas.
Devemos respeitar esse momento e aproveitar para orientá-las sobre o assunto, contribuindo na auto-estima de forma que as mesmas, não se sintam inferiorizadas.

Não é essa a intenção do professor.
O papel do professor é contribuir para o seu desenvolvimento, seja ele, emocional, social, cognitivo e até mesmo sexual, por quê, não?

Um exemplo é a masturbação, onde a criança começa a descobrir seu próprio corpo, mas, ainda não consegue distinguir o que pode e o que não pode fazer com ele.

Devemos orientá-las de forma positiva que certas coisas, não se faz em lugares públicos, assim como fazer xixi e cocô.

Outra forma e redirecionar a ação, ou seja, fazer com que a criança descubra outras formas de satisfazer aquele momento, como uma brincadeira ou uma outra atividade (modelagem, tinta) são ótimos recursos.

É fundamental o professor observar como anda o lado social dessa criança, se ela consegue se relacionar com outras crianças ou ela só brinca sozinha?

Outro ponto importante e não recriminar o menino que brinca com bonecas, ele, assim como a menina tem que ter oportunidade de desempenhar diferentes papéis, porque não o de pai?

Não sou expert no assunto, mas, ultimamente tenho visto que como professora preciso ir atrás de conhecimento sobre o assunto.

Conto com a participação de vocês na discussão desse tema.

Alguns sites que falam sobre o assunto:

Nova Escola

Diário na Escola

Os parâmetros curriculares nacionais também tratam do assunto em seus Temas transversais.

Obrigada pela atenção
Beijos
Sand Catarina

3 comentários:

Anônimo disse...

Não sou professora, minha cunhada é professora e me pediu que eu pesquisá-se pra ela assuntos que fala de sexualidade na educação, realmente gostei do assunto, muito bm mesmo para ensinar os primeiros passoa para uma criança em desenvolvimento sexual.

SILVÉRIO RODRIGUES disse...

Oi Sand Catarina,tudo bem?
Vi seu documentario sobre sexualidade,pois trabalho no PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)e tenho esse tema para passar par meu alunos.
Por isso estou estudando bastante em livros e revista tentando sempre uma linguagem facilitada para abordar esse tema.
No momento estou terminando de ler um livro de Marta Suplicy que tem uma facilidade de dominar esse assunto.
Por isso Sand Catarina se vc tiver algo em atividades e assuntos relacionados desse tema,gostaria que me enviase pelo meu E-mail:(vero_veronildo@hotmail.com)

Ficarei muito grato pela sua atenção.

Atenciosamente:
Silvério Rodrigues

rodilan disse...

Oi eu sou Rosângela e sou encantada pelo assunto. Adoraria que aqui onde moro as pessoas não tivesse nenhum tipo de tabu, para poder falar sobre um tema que esta afetando tanto as nossas crianças. Sou pedagoga e não sei como trabalhar esse tema na sala de aula por muitos pais não aceitarem que se fale sobre sexualidade em sala de aula.
Gostaria de receber orientação ou trocar ideias.
Obg.

Pesquise