quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

IDENTIDADE - FUNDAMENTAL I




Olá pessoal,

Se conhecer é a primeira parte para se sentir parte de algum lugar.

No início do ano muitas crianças ficam muito felizes ao voltarem para escola porque lá reencontrarão seus amigos, porém, algumas crianças já não compartilham da mesma alegria, porque vieram de outro lugar, de outro contexto, tinham outros amigos e sabemos que o começo é muito difícil para quem chega, muitas vezes, isso não ocorre, mas, não podemos deixar de trabalhar esse importante tema que é a IDENTIDADE.

Saber a origem da criança, seus gostos, suas brincadeiras preferidas, sobre sua família e cultura é fundamental para que o aluno se integre, assim ele tem a oportunidade de conhecer outros amigos e de se fazer conhecido pelos mesmos.

É muito importante trabalhar algumas questões como:

Características:

- Qual a cor dos meus cabelos? (História e Português)
- Qual a cor da minha pele? (História e Português)
- Qual a cor dos meus olhos? (História e Português)
- Qual a minha estatura? (matemática)
- Quanto eu peso? (matemática)

Gostos:

- Minha brincadeira preferida (Português e Educação física)
- Minha comida preferida (Português e História)
- Minha cor favorita (Português e História)
- Meu brinquedo favorito (Português e História)

Família:

- Como é a minha família? (História)
- Quem mora comigo? (História)
- Quem escolheu o meu nome? (História)
- Qual o significado do meu nome? (História)
- Se pudesse mudar o seu nome, como você se chamaria? (História)
- De quem é o meu sobrenome? (História)


Abaixo segue algumas sugestões de atividades para trabalhar O TEMA:

1 – Montar uma árvore genealógica (peça para o aluno levar uma cópia da certidão de nascimento para que está árvore seja montada.)
2 – Montar um mural de fotografias das crianças com seus familiares.
3 – Trabalhar o mês, dia e ano do aniversário de cada criança, aproveitar para trabalhar gráficos e tabelas, além de montar o mural de aniversário da turma.
4 - Faça a pesquisa sobre as brincadeiras preferidas e faça uma tarde de brincadeiras, peça ao aluno que ensine aos demais amigos como se joga, caso a brincadeira seja desconhecida pelos demais.
5 – Livro de Receitas: Confeccione com seus alunos um livro contendo a receita preferida de cada criança.
6 -  Se houver algum aluno que tenha vindo de outra cidade, peça que compartilhe com os demais como era na sua cidade?

Essas são ideias que podem ser adaptadas conforme a sua realidade, lembre-se que você mais que ninguém conhece a turma que tem.
No próximo post vou colocar algumas atividades referentes ao tema.

Caso você tenha uma sala de infantil, segue um link para atividades sobre identidade para trabalhar com crianças de 4-5 anos. (CLIQUE AQUI)


Um abraço e até a próxima

Sand Catarina

Nenhum comentário:

Pesquise